Navegação: Home

Diabéticos podem praticar exercícios físicos?

O experiente movimentoterapeuta Robinson Brasil, voluntário da ADIABCAtividade física é fundamental para a manutenção da saúde do ser humano. As vantagens de praticar exercícios são muitas: aumentam o preparo físico, mantêm o peso ou emagrecem, tonificam os músculos e causam imensa sensação de bem-estar físico liberada pela endorfina.

Agora quando a questão é exercícios físicos para diabéticos, as vantagens e os benefícios se multiplicam se a pessoa souber praticá-lo. Há necessidade de uma orientação médica e o acompanhamento de um profissional de educação física antes de iniciar as atividades, para que assim as mesmas sejam bem sucedidas.

“O exercício ajuda a controlar o diabetes e prevenir complicações, fazendo parte integrante do tratamento, junto com medicamentos, dieta e demais cuidados que a pessoa necessite”, diz o educador físico e movimentoterapeuta Robinson Brasil, voluntário da ADIABC.

Uma das vantagens para os diabéticos de se praticar exercícios físicos é que o trabalho dos músculos durante a atividade física aumenta a utilização das substâncias nutritivas, principalmente a glicose e oxigênio. Conseqüentemente a pessoa que depende da insulina pode precisar de doses menores deste hormônio. “Mas os exercícios também são vantajosos para pessoas que não dependem de insulina, proporcionado da mesma maneira o melhor aproveitamento da glicose pelas células do corpo”, completa o educador físico Robinson Brasil.

Segundo o endocrinologista e presidente da ADIABC Marcio Krakauer, os órgãos mais beneficiados com as atividades físicas são o coração e os pulmões, uma vez que os mesmos passam a proporcionar a pessoa um trabalho mais eficiente, melhor absorção do oxigênio, diminuição da pressão cardíaca etc. “Quando o individuo é sedentário, pequenos esforços podem sobrecarregar o coração e os pulmões” disse o médico.

Os esportes também combatem a obesidade, concorrem para diminuir o risco de complicações ateroscleróticas, reduzem as necessidades de insulina, devolvem a vida social das pessoas, controlam o colesterol, a hipertensão e aumentam em 50% a expectativa de vida de uma pessoa diabética. Pratique!

 

Atendimento

R. Almeida Garret, 51
Vl. Guiomar - Santo André - SP

Tel.: (11) 4992-5303
Celular: (11) 7844-3567
Nextel: 55*107*7230

Conecte-se

Acesse as redes sociais das quais fazemos parte.