Navegação: Home

Síndrome Metabólica é tema do 1º Procam

Programa de capacitação Médica Nos últimos anos, houve um aumento na incidência de doenças crônicas como a obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e hipertensão, causadas por fatores cada vez mais presentes na vida da população como o tabagismo, estresse, sedentarismo e alimentação inadequada.

Tais fatores ocasionam o aumento da morbidade e da mortalidade da população adulta mundial.

A associação da obesidade às outras patologias crônicas citadas a cima é chamada de Síndrome Metabólica.

E esse foi o tema do primeiro Procam (Programa de Capacitação Médica da Adiabc) do ano, que aconteceu no último dia 10 de março, no Mercure Hotel em Santo André, coordenado pela própria equipe médica da ADIABC. A palestra foi feita pelo Dr. Bernardo Léo Wajchemberg, médico endocrinologista, ex-professor titular da USP e atual membro da equipe de Diabetes do Incor.

O evento, que é gratuito, contou com a presença de mais ou menos 50 pessoas, entre estudantes de medicina, jornalistas e médicos. O Clínico Geral Ayrton Gissoni Cerqueira acredita que esse é um tema muito importante, “Sintomas como a obesidade e hipertensão afligem o mundo todo, e quanto mais a gente puder aprender para educar e prevenir, melhor”.

O Próximo PROCAM será dia 12 de Maio no mesmo local. O tema abordado dessa vez será “Medicamentos orais para diabéticos: Do livro ao consultório” e será ministrada pelo Prof. Dr. Sérgio Atala Dib, da Unifesp.

ADIABC também coordena Liga de Diabéticos da Faculdade de Medicina do ABC.

Entre os vários trabalhos voluntários que a ADIABC oferece para a população da região está a organização da Liga de Diabéticos da Faculdade de Medicina do ABC. Esse projeto é uma parceria da própria faculdade e seus alunos com os médicos da ADIABC.

“Nós somos responsáveis pelo atendimento ambulatorial gratuito junto com os alunos para os portadores de diabetes da região, pacientes esses que geralmente são pessoas carentes e que não tem possibilidade de tratamento em outros locais”, explica o Dr João Sérgio, médico voluntário da Liga e um dos diretores da Associação.

Vanessa Pereira, estudante e membro da Liga esteve na primeira palestra do Procam a fim de aprimorar seus conhecimentos sobre diabetes, pois acredita ser muito válida essa iniciativa dos médicos da Associação “Os médicos que coordenam a Liga têm um trabalho social com os diabéticos. Eles ensinam a gente a lidar com o problema nos acompanhando com os pacientes”.

Para fazer parte da Liga, o aluno deve fazer um curso intensivo que aborda os principais temas sobre diabetes, que acontecem sempre entre setembro e outubro na própria faculdade e depois uma prova final. Os aprovados passam a atender voluntariamente os pacientes no ambulatório toda as quintas feiras, do 12h às 14h.

 

Atendimento

R. Almeida Garret, 51
Vl. Guiomar - Santo André - SP

Tel.: (11) 4992-5303
Celular: (11) 7844-3567
Nextel: 55*107*7230

Conecte-se

Acesse as redes sociais das quais fazemos parte.