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A Importancia do Combate ao Colesterol.

Dia 08 de agosto  foi dia nacional do COMBATE ao colesterol.  A equipe de culinária e nutrição da ADIABC mencionou algumas orientações nutricionais que devem ser seguidas para se evitar o seu aparecimento.

Colesterol é um tipo de gordura sintetizado no fígado, necessário ao funcionamento normal do organismo. O colesterol que temos em nosso sangue depende da quantidade fabricada pelo nosso próprio corpo. Porém, existe uma outra parte que vem da quantidade das gorduras saturadas que ingerimos na nossa alimentação.
 Quando temos colesterol em excesso, este pode depositar-se nas artérias, fazendo com que elas fiquem entupidas. Se for numa artéria do coração, acontece um "ataque do coração", se for uma artéria cerebral, pode provocar um “derrame”

 O colesterol é transportado no sangue por diferentes tipos de lipoproteínas. A fração LDL - colesterol (lipoproteína de baixa densidade) transporta o colesterol para o organismo, depositando-o nas artérias – dai o nome popular colesterol ruim. Já, a porção HDL - colesterol (lipoproteína de alta densidade), remove o colesterol da corrente sanguínea, evitando o seu depósito nas artérias – colesterol bom.
 Para saber se o nível de colesterol está normal ou não é necessário procurar um médico e fazer um exame de sangue.
 Dentre os muitos elementos envolvidos no controle do colesterol, a medicação, dieta e exercícios físicos regulares, associados ao apoio do profissional de saúde, família e amigos constituem-se fundamentais na vida do paciente.

 Atualmente, existem excelentes remédios para controlar o colesterol alto, mas o  seu combate só melhora com mudanças significativas no estilo de vida. Dentre elas temos: reduzir o estresse, praticar exercícios físicos regularmente, manter a pressão arterial estável, promover mudanças na alimentação e ter o peso sob controle.
  Agora se a pessoa tem diabetes, esta deve ficar mais atentas para o surgimento de alterações no colesterol, pois os portadores de diabetes tem um alto risco para desenvolver uma doença cardiovascular.
 Seguem algumas orientações nutricionais para controlar o colesterol: 

1) substituir  o leite e seus derivados integrais para as versões desnatadas;

2) aumentar o consumo de alimentos ricos em alimentares, principalmente as solúveis em água. As fibras alimentares são benéficas ao metabolismo em geral, em especial ao das gorduras. São fontes das fibras alimentares: frutas, verduras, legumes e cereais integrais.

3) reduzir o consumo de carne vermelha e proteína animal, porque são importantes fontes de gordura animal e colesterol. É importante também evitar o consumo de camarão, frutos do mar e vísceras como fígado;
4) incluir peixe na alimentação, pois são ricos em ômega 3.
5) diminuir o consumo dos ovos, pois uma gema de ovo de galinha contém em média 300mg de colesterol, o máxima recomendado de ingestão de colesterol para um dia inteiro. É importante mencionar também que os alimentos que possuem o ovo como ingrediente devem ser evitados (sorvetes, doces e bolos);
5) preferir o consumo dos óleos vegetais, pois esses possuem as gorduras insaturadas que são benéficas para o nosso organismo. São eles: azeite, óleo de soja, milho canola, girassol, etc.;
6) não acrescentar bacon, lingüiça as preparações;
7) ficar atento a forma de preparo dos alimentos, procurando preferir os assados, cozidos, grelhados;
8) evitar o consumo de alimentos que possuem gordura trans, como bolachas recheadas, alimentos que contenham gordura vegetal hidrogenada, pois esse tipo de gordura aumenta o LDL- colesterol e reduz o HDL colesterol.
 Como vimos, são mudanças simples no nosso estilo de vida, que irão combater o tão temido colesterol.

 

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